Severus Snape

20 dezembro 2007

O título desse post iria ser Harry Potter; mas eu não achei digno.
Estou frustrada; mal consigo achar palavras para descrever como esse último livro da série me decepcionou.
Nunca imaginei que o desfecho de uma das estórias mais instigantes que eu já ouvira na vida ia ser tão pobre, tão previsível, tão... esteriotipado.
E apesar de eu ter achado o livro, como todo, um grande lixão, tinha uma pérola ali no meio. Ela reluzia um pouco para o finalzinho do livro, num capítulo intitulado: A História do Príncipe.
Snape foi o único, o único, personagem que não mudou de personalidade durante a estória. Seu capítulo foi majestal, sua importância na trama muito bem colocada, e sua morte uma das mais chocantes do livro. Snape foi, em matéria de personagem, a melhor criação de J.K.
E apesar da Sonserina ter sido massacrada, transformada em bosta, cuspida e enterrada, foi confortante ter o único personagem decente do livro como a esperança da salvação de sua dignidade.
Viva Severus Prince Snape!
Por ele valeu ter lido cerca de 4000 páginas.

9 respostas:

Day Teixeira disse...

O interessante é que, ao mesmo tempo que eu desconfio que uma das causas para eu ter achado o livro uma bosta é o fato de eu ter "amadurecido", sinto um impulso imenso de nostalgia as épocas de VHS...

Acho que ver a Sonserina sendo depredada desse jeito feriu o meu orgulho.

Anônimo disse...

Desculpe discordar quando digo que Snape não teve uma morte digna dele.

Mas certamente ele foi o melhor personagem que Rowling criou... Não que isso signifique muita coisa. Snape, tal como Dumbledore e Voldemort, era um personagem que parecia ambíguo, mas cujo segredo era uma bela bosta.

Rowling REALMENTE tentou explicar a ambigüidade de Snape através de seu amor auto-evidente por Lily. Isso fodeu com a personalidade dele. Tudo isso por causa da sangue-ruim...

Rowling matou Snape, de verdade. Em todos os sentidos.

Day Teixeira disse...

Não achei que o amor 'auto-evidente' dele por Lily fosse ruim. Mesmo pq, desde muito cedo esse amor já parecia ser o que se revelou que era.
Também não achei a morte dele digna. Eu disse chocante, não digna. De qualquer forma eu já estava esperando que Voldy o matasse, e tive medo, muuuito medo , que fosse o idiota do Harry a fazer isso.
Achei bonito colocar uma cobra venenosa para matá-lo, enfim, ele era da Sonserina, prof. de Poções... Achei mais interessante do que um simples 'Avada Kedrava'.

Ah, e nunca nos esqueçamos, Snape tb era mestiço, ok?

Anônimo disse...

Existe uma enorme diferença entre mestiços e sangues-ruins. Perca rapidamente o hábito de confundir os dois.

Quem confunde mestiços com sangues-ruins logo estará a confundir Brasil com Nigéria e Estados Unidos com Europa. Confundirá aristocracia com burguesia num piscar de olhos.

E não acho o amor dele "ruim". O que eu disse foi que Rowling usou esse amor (auto-evidente, óbvio ululante desde o princípio) para justificar a oposição de Snape a Voldemort.

Ora, a ambigüidade de Severo Snape sempre foi seu ponto forte. Era delicioso ver um personagem nem bom nem mau... Grosseiro, mas generoso; cuidadoso, porém hábil; maldoso, porém bom.

Rowling explicou a ambigüidade de Snape, e isso por si só já estragaria o personagem. Mas a explicação dela foi a pior possível: Snape não passa de um vilão redimido pelo amor.

Sua grosseria, seu cuidado e sua maldade vêm da natureza maligna que ele tinha antes de Lily. Sua bondade vem toda do amor que nutria por ela. É tudo tão simples! Snape não é mais ambíguo, ele é um personagem que faz escolhas entre duas preferências e só.

Quando você separa um termo complexo em duas categorias opostas, ele deixa de ser complexo. Snape ficou tão triste e tosco quanto Draco Malfoy.

Anck disse...

Muito obrigado aqueles que que me surpreenderam com a morte de Snape. Melhor ainda com o assassino + modo do homicidio. EU AINDA NÃO LI O LIVRO Ò___ó

Fuck -_-"... Porém já ei do desastroso final... pq o harry não morreu? E aquele imbecilzinho que é viciado em ervas (literalmente) não se tornou um professor renomeado e depois o ministro da magia?(eu nem sei o final de todos mas já especulo) Afffee.. decepcionante... A partir de agora, já que acabou esta saga, leiam "Capitão Presença" de arnal branco.. é mto show =D

Anck disse...

*Arnaldo Branco

Day Teixeira disse...

Ah, Anck, foi mal..
A essa hora eu já estava achando que todos já tinham lido...

Mas é, concordo com vc, a grande pergunta é: Por que a doga do Harry não morreu???

Day Teixeira disse...

*droga

shit!

Anônimo disse...

Esse negócio de harry potter é muito chato! Aliás, qualquer coisa relacionada a coisas que não conheço é insuportavelmente chata!!

Não sei como vc agüenta!

ps: cadê seu comment no meu blog, hein??