Boa noite

12 outubro 2009

Eu não quero ir pra cama. Lá é frio. Lá é triste. Lá eu ficarei sozinha. Eu não quero ficar sozinha. Eu tenho medo do escuro. Eu tenho medo do vazio. Eu sei que haverá monstros. Eu sei que haverá choro. Eu sei que terei pesadelos. Eu não quero sentir frio. Eu não quero sentir medo. Eu sinto muito frio. Eu sinto muita falta. Eu não quero ficar lá. Eu não quero ficar só. Eu não quero ir pra cama.

3 respostas:

Rafael Falcón disse...

Increscunt animi, virescit vulnere virtus
"A coragem aumenta, a virtude viriliza-se no ferimento"

Essa citação, umas das poucas remanescentes do obscuro poeta romano Marco Fúrio Bibáculo, eu a decorei aos dezesseis anos, lendo o Crepúsculo dos Ídolos. Nunca a esqueci. Deve ser sinal de que ela é verdadeira.

Abster-se; a que será que se destina? Não sei, nem quero saber uma resposta geral; para mim, agora, trata-se de colocar a casa em ordem. É claro que é difícil levantar da poltrona e começar a limpar, mas seria uma grande ilusão imaginar que, ficando na poltrona, a casa iria arrumar-se sozinha. Então vamos lá: é dia de faxina. Nenhuma faxina é eterna. Nenhum sacrifício é para nada. Mantendo o objetivo em mente, a gente não se distrai com o padecimento. E, se mais tarde acabamos dominados pela dor, lembremo-nos de Fúrio Bibáculo, porque o que não nos mata, fortalece-nos.

Então vá, suporte, padeça! Só no ser humano a paciência pode ser uma força ativa. Paciência! Não queira ser como o sábio epicurista, que nada padece, que é impaciente... Que você seja mais como o rio, que não teme as trevas da noite!

E, se o céu se enche de nuvens,
como o rio, as nuvens são água;
refleti-las também, sem mágoa
nas profundidades tranquilas.

Day disse...

É, Rafa...
É agora que nós vamos ver se os meus três anos de estudos sobre estoicismo valeram para alguma coisa.

Eu disse...

Mas sempre se é preciso ir, para tomarmos consciência de que toda a frieza que um dia fora vista e percebida pode ser aquecida com a luz dos próprios pensamentos - que por mais sombrios que sejam, por agora, em si não é feito somente de sombras.
Encontrarás o que te aquece, dentro de ti...
Eu sei que encontrarás.